Como trocar a marcha do carro na hora certa e outras dicas

Então, depois da notícia triste que achei uma palhaçada de quem tem carteira durante um tempo menor de 1 ano não poder dirigir em estradas, vo coloca algumas dicas sobre a troca de marcha do carro. Como faz pouco tempo que tirei carteira, também estava com curiosidade, já que o instrutor deixo eu ir até a quarta marcha, mas não me falo em quais velocidades trocar.

O meu carro não tem conta giros. Como posso saber a hora exata de trocar de marcha?

Quando seu carro não dispõe de marcador das rotações do motor o ideal é se basear pela velocidade. Alguns carros até contam com uma marca no velocímetro para facilitar, mas como regra pode-se adotar o seguinte esquema: ao arrancar, procure não esticar demais a primeira marcha, ao atingir 20 km/h já é o suficiente para trocar pela segunda. Na segunda utilize até 30 ou 35 km/h, passe para a terceira e nela permaneça até no máximo 45 ou 50 km/h. Na quarta vá para 60 km/h e se for andar por determinado tempo nessa velocidade passe para a quinta marcha. Se você estiver em uma estrada em que a velocidade limite for de 120 km/h, por exemplo, você pode acelerar em terceira até 60 km/h, depois na quarta até 90 km/h e na quinta até os 120 km/h.

cambio-seis-marchas.jpg

É recomendável usar a marcha até a velocidade limite antes de trocá-la, ou isso desgasta mais o conjunto?

Utilizar as marchas até o limite de cada uma não é recomendável. Isso você deve utilizar apenas em casos de necessidade, como em uma ultrapassagem, por exemplo. Fora disso, ou em uso constante dessa prática, o motor sofrerá desgaste prematuro e no caso dos giros ultrapassarem a faixa limite incorre na quebra.

Sempre que estou numa descida eu coloco no neutro. Já me disseram que isso estraga o carro. É verdade?

Neste caso não é uma questão de estragar o carro, o problema visto nessa condição é a falta de segurança. Se for necessário efetuar uma frenagem rápida o carro vai percorrer uma distância maior. Se você também precisar fazer uma correção na direção o carro não terá tanto controle como se estivesse engrenado.

Esta entrada foi publicada em Utilidades e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

97 respostas a Como trocar a marcha do carro na hora certa e outras dicas

  1. marlucia disse:

    por favor me ajude a aprender a trocar as marchas no momento certo,

    obriga

    marlucia

  2. Brenno Correa disse:

    De 20km/h para ré.. o que é 1 2 3 4 5 R no cambio.. ‘embrenhagem’.. é demais galera! Na boa.. não espero cruzar com vcs no trânsito!!

  3. Motorista Radical disse:

    respondendo à pergunta da Rosemary,
    Tirei carta há pouco tempo e também estranhava a troca de marchas. Uma coisa que notei é que, ao reduzir a marcha (3 para 2, por exemplo), entra uma mais pesada, então o carro diminui bruscamente para uma velocidade menor. No meu caso, corrijo isso acelerando um pouco, mas bem pouco, antes de engatar a segunda. É importante também não passar de uma marcha para outra diretamente. Mude com calma. Está em terceira? Embreagem lá no fundo e puxe o câmbio para neutro. Aguarde 1 segundo ou quase isso e engate a próxima. Pelo menos comigo funciona assim. Outra dica importante que as auto escolas não passam: A primeira marcha não se engata com o carro em movimento, nem com o carro devagar. A primeira e a ré só se deve engatar quando o carro estiver parado. Caso contrário vário raspar as engrenagens. Cada carro tem suas manhas. Depende do motorista aprender com elas. Por exemplo, quando tirei minha habilitação e peguei meu primeiro carro, não controlava muito bem esse negócio de sair com ele em ladeiras. Então o que eu fiz: Levei o carro até uma rua inclinada, não muito inclinada. Estacionei o carro e fiquei brincando com ele pela embreagem. O carro ia pra frente e pra trás, somente controlando com a embreagem. Depois disso não precisei mais treinar a embreagem. É claro, fazer isso desgasta o disco, platô e outras partes da embreagem, mas não a ponto de não valer a pena. No meu caso funcionou legal. A melhor forma de aprender essas coisas é dessa forma. Leve o carro para um lugar tranquilo, sem movimento e fica lá brincando com ele. Vai aprender rápido.
    Vale um lembrete: o primeiro comentário fala sobre o tempo de 1 ano com a CNH para dirigir em estradas. Isso não está valendo. O projeto nem foi a votação. Pode sair pra estrada sim, mesmo com a carta temporária em todo o Brasil.
    Um abraço a todos e vamos compartilhar as dicas.

  4. josé carlos disse:

    Boa noite! Vou tirar a 1ª habilitação, e gostaria de saber. Pois, estou com muita dificuldade nos comandos, principalmente na mudança de marcha. Aguardo uma resposta urgente! Pois, vou fazer o teste da baliza no dia 28/10/2010. Obrigado!

  5. Margarete disse:

    Gostaria de saber se posso usar só o freio para diminuir a velocidade, em vez de diminuir nas marchas,estando 40km e 60Km

  6. SORAIA RIBEIRO disse:

    o meu problema também é a hora de passar a embreagem fico confusa como posso passar a embreagem com o carro em velocidade penso que tenho que frear, me ajudem!

  7. Fabio disse:

    Obrigado!
    Adorei as dicas, e os comentários, aprendi a dirigir rapidinho, o carro que eu ganhei de presente é um gol quinta geração, é super leve a marcha e não fico confuso. Vlw gente!!! Obrigado msm x)

  8. Aprendendo a dirigir disse:

    Oie!To aprendendo a dirigir e o pessoal da auto escola me falou que eu não devo ficar treinando com outros carros!Eu to com um KA, porque posso pegar “manhas” e não é legal,mas to achando difícil aprender só na auto escola.Pessoal deem opiniões!Obrigada!Abraços!

  9. ailton disse:

    eu não sei fazer embreagem.

  10. wanderson disse:

    Qual o tempo de vida de uma caixa de câmbio de automóvel?

  11. cristian disse:

    cara, 1ª e so para arrancar,depois segundinha pode ir ate 40km/hr na boa se for um milzinho,ou um 1.6 ate 30km/hr,depois terceira da pra da uma puxadinha ate os 60km/hr,dae pra diante,e com vc. na quarta eu sempre vou ate 100km/hr,dae ponho 5ª e espicho ate onde quero, 120, 140, 160…
    mas pra naum gasta mt naum passe dos 5000 rpm,ou 110km/h.

  12. Carla disse:

    EU NAO CONSIGO ENGATAR A 2a MARCHA, SEMPRE ME ATRAPALHO,DEIXO EM PONTO MORTO. ELA FICA PESADA NAO VAI NEM PRA FRENTE NEM PRA TRAS, E EU FICO COM O PE NA EMBREAGEM E NAO DA CERTO, FICO MUITO NERVOSA. O QUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO???? ME AJUDEM..

  13. rolene disse:

    tenho dificuldade na hora de frear esqueco da enbreagem entao o carro morre.

  14. antonio disse:

    quando esta subino uma subida pesada eu posu volta para asegunda marxa

  15. antonio disse:

    não e a segunda marxa não e a primeira marxa desculpe

  16. gerlison disse:

    esse comentario está dizendo que passe a marcha no 120km/h na quinta marcha es´t errado prescisa trocar em vinte em vinte km/h

  17. rodrigoav disse:

    O governo está certíssimo quanto a esta nova lei! Se você é um mestre na arte de conduzir veículos, parabéns para você! Mas muitos não são, e um dia estes “maltoristas” podem matar algum parente seu se forem dirigir sem experiência nas estradas. Eu não sei como você pode achar triste esta nova lei de proibir pegar carro na estrada com menos de 1 ano de carteira, é na verdade uma hipocrisia sua e de quem for reclamar disso. Toda vez que são mostradas as estatísticas de acidentes pelo governo através dos órgãos de trânsito, muita gente(vc deve estar incluído e outros hipócritas tbm) reclama que o governo não faz nada e não promove nenhuma lei severa para afastar essa praga de mortes que atrasa até mesmo o desenvolvimento econômico do país, que são os acidentes de trânsito; principalmente aqueles com mortes, já que são gastos impostos DPVAT, que poderiam estar sendo usados na educação e outras melhorias da nação. No entanto, opiniões como essa, que só distorcem as coisas e demonstram um preconceito automático com a política, que nós mesmos devíamos acompanhar e estudar melhor do que eles(já que achamos que somos melhores que os políticos), só confirmam o desleixo com que tratamos as leis deste país e o quanto estamos desinformados sobre o que acontece “aí fora no trânsito”. Se colocam leis mais severas, acham que tão querendo fazer firula para mostrar serviço, se colocam algo mais brando o povo diz que o país é “frouxo”. Se não sabem o que dizer para melhorar as estatísticas de acidentes com invalidez e mortes, e prejuízo para o país, por favor, calem a boca e aceitem calados as ordens antes de terem uma grande idéia, como por exemplo criar robôs para dirigirem para vocês.

  18. fabiano batista pereira disse:

    Boa dia !!! Vou tirar a 1ª habilitação, e gostaria de saber. Pois, estou com muita dificuldade nos comandos, principalmente na mudança de marcha.ja to sem graça pois meu estrutor fica toda hora qual macha devor passa Aguardo uma resposta urgente!obrigado bom dia ..

  19. eliete reis disse:

    OBRIGADA ESTAVA COMMUITAS DUVIDAS A RESPEITO DE COMO PASSAR AS MARCHAS, POIS O ESTRUTOR DIZ UMA COISA OUTRAS PESSOA DIZEM OUTRAS , ISTO NOS COLOCA DUVIDAS E VOCES ME ORINTARAM, INCLUSIVE VOCES TAMBEM TEM VARIAS RESPOSTAS PRA UMA UNICA PERGUNTAS , ACHO QUE QUEM TEM CONDIÇÕES DE RESPONDER É UM ESPECIALISTA NO ASSUNTO PRA QUE NÃO TENHAMOS DUVIDAS, BASTA ESTES INSTRUTORES QUE NOS COLOCAM UM MONTE….

  20. Carololina de Oliveira disse:

    Estou fazendo auto escola e estou com o carro uno, acho ele muito pesado queria trocalo por um corsa o que voce acha?
    Obrigada

  21. zenilda disse:

    oi tenho dificuldade de fazer a 4º marcha nao sei se pucho para traz reto ou dou uma desviada adireita etrago para traz ea5º marcha tanbem faço assim .me ajude pode mandar por meu e-mail . obrigado

  22. igor disse:

    eu queria tanto dirigir, eu sou de menor, tenho 12 anos mas eu tenho simulador de carros e eu consigo, mas um dia eu colocar as mãos no volante vai ser bem diferente!!!

  23. clara disse:

    vão com calma e responsabilidade que todos chegarão lá …boa sorte

  24. paulo malta disse:

    Tenho muita dificuldade de passar marcha e fazer o controle de embreagem!!

  25. peter disse:

    bom ai vai a dica para motores 2.0/1.8/1.6
    1*marcha 25km/h
    2*marcha 40km/h
    3*marcha 65km/h
    4*marcha 90km/h
    5*marcha acima de 100km/h

  26. rosangela disse:

    estou tirando a minha 1 habilitação mas esta muito dificíl, porque me atrapalho muito na questão de passar as marhas, nuca seio quando e preciso , por favor me de dicas.obrig.

  27. XIXLAINE disse:

    Bom dia!!!!

    Estou tirando minha primeira habilitação, valeu pelas dicas.

  28. Loeli disse:

    Como motorista de primeira mão tambem tinha duvidas sobre as trocas de marchas e tempo certo de faze-las,coisa que não se aprende nas escolas!Mas como quero fazer certo sem maltratar o carro procuro me informar sempre sobre todos os aspectos sobre automovel e direção segura.Faço como a Rosemary do comentario lá de cima,não passo a marcha diretamente,ja que tenho que reduzir e estou devagar deixo no neutro e depois engato a segunda.Vou pegar a estrada pela primeira vez dirigindo e informação é sempre importante! Obrigada.

  29. cristina disse:

    Boa tarde!!!

    estou tirando minha primeira habilitação estou confusa na hora de trocar a marcha, fico muito nervosa e estou com medo também de no dia não conseguir fazer a baliza eu fico tão nervosa que paresse que na hora me dá um branco me ajudem

  30. Rosiclene Barros Lima disse:

    oi tenho dificuldade de fazer a 4º marcha nao sei se pucho para traz reto ou dou uma desviada adireita etrago para traz ea5º marcha tanbem faço assim .me ajude pode mandar por meu e-mail . obrigado

  31. carlos disse:

    para mim passar de primeira marcha para segunda preciso pisar ate que ponto

  32. camila disse:

    eu queria saber o momento certo pra trocar de marcha pois uma vez eu acabei com o motor por naum saber o momento certo eu sei so dar re o restante eu naum sei pra que serve e nem o momento

  33. Luciene prates disse:

    Tenho dificuldades de encontrar os pedais, freio e acelerador. troco sempre! é um perigo, imagina, trocar o freio pelo acelerador? obrigada! uma dica ai ,por favor!

  34. maria pedrina disse:

    Gostaria que vcs me esclarecessem.
    Eu acostumada com um fusca,agora comprei um gol e não me acostumo pq não consigo direito a fazer as mudanças de marcha,isto é não sei qdo engato a primeira se vou pra cima ou se tenho que ir para baixo e depois para cima. Também ainda não consigo fazer a redução da quinta marcha.
    Por ex: Se faço uma curva e desço quero reduzir tem que voltar para a quarta marcha.
    obrigado por me ajudar. Pedrina

  35. pablo perfeito disse:

    tenho 11 anos e so doido pare dirigir mais meu pai nao deixa alguem me inpresta o carro?

  36. amelia disse:

    Achei legal, mas ainda tenho algumas dúvidas?

  37. victor disse:

    É muito facil ainda mais pra quem ja correu de carro, voce tem que sentir o motor, quando ele ficar gritando, quer dizer que quer marcha, caso contrario, deixa na marcha em que está, e aquele negocio de brecar, voce vai usar apenas o freio para frear, pois nao tem engrenagem, em decida coloque em 5 ou 4 é melhor, segue ai uma lista da função de cada marcha, para carros de 5 e 6 marchas:
    para 5:
    1ª-> aceleração (força claro)
    2ª-> aceleração e velocidade (força claro)
    3ª-> velocidade e um pouco so de força
    4ª-> velocidade
    5ª-> final, ou seja, velocidade max.

    para 6:
    1ª-> aceleração
    2ª-> aceleração e muita força
    3ª-> velocidade e um pouco de força
    4ªe5ª-> velocidade mas a 5ª tem um pouco de final, mas apenas o começo do fim
    6ª-> totalmente final.

    Ta ai uma lição basica, entao, pra quem não sabe, faz o seguinte, nao tem essa de tenho que pisar ate quanto para poder trocar de 1ª pra 2ª, é só sentir o motor, quando ele grita é pq ta pedindo marcha, agora tbm nao deixa ele espeniar, se nao estoura, ai vcs nao vao querer isso(mo pe no saco).

    Flw
    T+

    Espero ter ajudado.

  38. Diego disse:

    Bom, não tirei minha carteira de motorista , pois só tenho 17 anos, estou ansioso para tirar minha carta e comprar meu carro.

  39. marli jesus disse:

    Não sei fazer baliza. Por favor me ensine.Obrigada!

  40. viviani ribeiro disse:

    Nunca peguei um carro antes, agora entrei em uma auto-escola passei na prova escrita e vou começar a fazer aula de rua,e é ai que vcs entram,quero ter uma noção de como sair com o carro corretamente ja que cada um ensina de um jeito. Obg aguardo resposta por email msmo!

  41. eliane disse:

    eu so tenho noção da 1 2 não tenho noção quando é para trocar para as outras queria informação

  42. clarinha disse:

    amanha é minha prova de baliza ainda tenho duvidas o que devo fazer e quando eu parar o carro na esquina que é subida ondi devo pisar corretamenti? obrigada

  43. marcia disse:

    fui ligar meu carro e ele está na primeira macha,e não no neutro ele dá uns socos ao ligar na chave, como faço para solucionar o problema.

  44. Adeilza disse:

    Boa tarde eu to com muita dificuldade de pegar nu volante já to na 4aula e to muito mai o que eu faço para melhorar

  45. soraya disse:

    bom dia! gostaria de saber como fazer em caso de uma subida na ladeira e parar bem no meio sem estancar e voltar para tráz,pois consigo subir sem pará e se estiver que para no meio ai o bicho pega!como faço me ajude !

  46. Daniel Minas disse:

    Eu tenho uma dúvida um tanto diferente, em subidas quando longas temos de deixar o carro atingir 20km/h para trocar para 2º, até ai tudo bem faço certinho, mas nessa hora devo soltar mais rápido a embreagem até o meio para voltar a acelerar? por que sei que se pisar fundo na embreagem trocar a marcha e pisar no acelerador sem soltar a embreagem da M… quase causei acidente assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>